audiências cinema filmes sic tvi rtp social séries tv   


 

  

 

Quarta-feira, 3 de Novembro de 2010

VEM AÍ O 'BIG BROTHER' QUE AJUDA A EMAGRECER

Vem aí o 'Big Brother' que ajuda a emagrecer

Canal prepara versão de 'The Biggest Loser'. Gordos famosos criticam, médicos aplaudem.

A luta de Fernando Mendes e Margarida Martins com a balança já é velha. O apresentador da RTP tem tentado várias dietas, mas desleixa-se sempre, enquanto a responsável da Abraço está agora com menos peso, mas apenas graças a mais uma cirurgia. Nenhum dos dois se submeteria ao The Biggest Loser, programa que a SIC se prepara para produzir depois do sucesso que a versão norte-americana tem tido na SIC Mulher, com o título O Peso Certo.

O conceito é o do Big Brother, mas neste formato os concorrentes têm um objectivo: perder peso. Têm ginásio, dois personal trainers e acompanhamento médico. Semanalmente, vão todos à balança e aqueles que perderam menos percentagem de massa corporal correm o risco de ser eliminados. Um conceito que agrada aos especialistas que combatem a obesidade, mas que desagrada a alguns dos que lutam contra os quilos. "São pesados todas as semanas como se fossem gado", diz ao DN Margarida Martins.

A responsável da Abraço não se fica por aqui nas críticas ao formato, que nos Estados Unidos já vai na décima edição. "Têm de sofrer imenso e são muito achincalhados por serem gordos. Não acho graça nenhuma. É desesperante", resume Margarida Martins, que está com 90 quilos.

Mas já pesou 167 e se submeteu-se a duas cirurgias. Antes disso, garante, tentou de tudo. "Eu sei o que é ter muito peso e não conseguir emagrecer. O exercício não dá nada, chega-se a um ponto e já não se emagrece. O máximo que eu perdia eram cinco ou dez quilos e depois voltava tudo ao mesmo", lembra-se. Agora, feita a operação, precisa de fazer dieta e algum exercício.

Fernando Mendes não hesita na garantia. "Nunca iria para um programa de televisão para emagrecer", garante, logo depois de reparar que The Biggest Loser "é pesado de mais". O apresentador já tentou várias vezes perder peso mas, curiosamente, diz: "Se quiser, emagreço." Só que, lá está, nem sempre tem força para resistir aos petiscos. "Eles lá, nos Estados Unidos, têm os hambúrgueres. Nós cá temos a melhor comida do mundo. Não é muito fácil."

A prová-lo estão os seus 110 quilos, conseguidos já à conta da dieta. "Perdi uns três quilos num mês", comenta, questionando se será saudável a quantidade de massa corporal que os concorrente do The Biggest Loser perdem por semana.

Apesar disso, os especialistas em obesidade aplaudem a chegada deste reality show a Portugal. "Acho óptimo. Concordo inteiramente com aquele tipo de abordagem, que é muito individualizada, que faz um acompanhamento médico e com um personal trainer", diz ao DN Ana Rito, que integra o Conselho Científico da Plataforma Contra a Obesidade. A nutricionista entende ainda que o programa poderá sensibilizar todos os que sofrem de obesidade e levá-los a procurar ajuda profissional.

Em Portugal, segundo dados oficiais, 50% das pessoas em idade adulta têm excesso de peso e 15% são obesas. E a tendência é para aumentar. Por isso, para a especialista Ana Rito, "todas as formas de sensibilização são óptimas". E o programa fala de exercício físico e alimentação saudável, os pilares da luta contra a obesidade.

Fazer exercício deve ser tão banal como lavar os dentes, alerta o personal trainer Jorge Ortiz. E tal como não se deve ir ao dentista só quando se tem dores, também não se deve ir ao ginásio apenas em situação de desespero. "Isto não é um remédio, é um estilo de vida", afirma. Por isso, aplaude a chegada da versão portuguesa de The Biggest Loser. "É excepcional sobretudo porque o objectivo não é a estética, mas sim a qualidade de vida", sublinha ao nosso jornal.

Jorge Ortiz alerta, no entanto, para a pressão que é colocada sobre os concorrentes e para possíveis problemas de distúrbios alimentares. O que pelo menos uma concorrente da versão norte-americana já veio alegar. Daí que o personal trainer fale da importância do acompanhamento psicológi-co, até porque a quantidade de peso que os concorrentes perdem é exorbitante. "O ideal é que as pessoas percam cinco quilos por mês, mas isso é o que eles perdem numa semana", repara. Além disso, há que manter o moral dos participantes elevado "se não podem acabar por desistir".

Sem ir ao The Biggest Loser, o actor João Carvalho conseguiu perder peso. "Perdi 40 quilos. Tinha 120, e fiquei com 80", lembra o actor acerca da transformação que sofreu em 2007. Procurou ajuda médica, aprendeu a comer e passou a ir três vezes por semana ao ginásio. Entretanto recuperou cerca de 17 quilos, mas sente-se bem e, melhor que tudo, mantém os bons hábitos que aprendeu.

 

FONTE: DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Tags: , , ,

PUBLICADO POR

Diogo Tavares às 10:34
|

COMENTAR

• Novembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
23
24
25
26

27
28
29
30


RECENTES

SIC: Novela “Laços de San...

Justin Timberlake diz sen...

Daniela Ruah brilha em Ho...

'A Voz de Portugal' já dá...

Cantora Pink aceita papel...

Guterres distingue Angeli...

'Laços de Sangue' na list...

ALFREDO É O CONCORRENTE M...

FILIPE EXPULSO DA "CASA D...

1,5 MILHÕES DE PORTUGIESE...

"TENHO DIREITO À PRIVACID...

ANIVERSÁRIO DA SIC VAI SE...

A VEZ DE BÁRBARA NO 'PESO...

SANTORO NEGA ROMANCE

PARABÉNS TVCinema

FAMOSOS QUEIXAM-SE DE TER...

DONAS DE CASA DESESPERADA...

RICKY MARTIN VAI CASAR-SE

JÚLIA PINHEIRO ABRE AS PO...

BÁRBARA GUIMARÃES "CONFIA...

JÚLIA PINHEIRO CHEGA ÀS M...

NOVELA DA SIC LUTA TACO A...

FINAL DA CASA DOS SEGREDO...

SIC LIDERA ESCOLHAS DA PR...

JÚLIA PINHEIRO NA SIC

MAMNUELA MOURA GUEDES NA ...

"MEU AMOR CHEGOU, ARREBAT...

JÚLIA PINHEIRO NÃO COMENT...

CATARINA MONTEIRO QUER RE...

ALVOROÇO NA "CASA DOS SEG...

ARQUIVOS

Novembro 2011

Outubro 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Últimos Comentários

Com certeza Julia Louis-Dreyfus (http://en.wikiped...
não vai haver mais castings para programas de danç...
eu amo csi,e um absurdo o que eles fizeram tirara...
eu adorei escutar que csi estára de volta.s...
Bom post, Ze
Caro Dr. Miguel Stanley Gostava, sendo seropositiv...
Caro Dr. Miguel Stanley Gostava, sendo seropositiv...
Caro Dr. Miguel Stanley Gostava, sendo seropositi...
Indigno-me na minha condição de cidadão informad...
Nossa gostei muito do papel q ela fez na novela, e...
Faça uma pesquisa correta,assim a informa&c...
Parabéns pelas palavras, muito emocionante. a...
este concurso e muito bom que prende pelos segredo...
Além destes nomeados, foram nomeados para Grupo Re...
Em 2012 é o ano ideal para fazer o terceiro filme,...
Alguém sabe qual é a idade minima de participação?...

• Procurar